Palestrantes
Fique por dentro dos nomes dos especialistas que vão conduzir os debates do IV CATC
Arthur Henrique Brandão Machado
Prefeito de Boa Vista
Aos 43 anos, está em seu 2º mandato como Prefeito de Boa Vista, capital de Roraima, tendo sido eleito em 2020, pelo MDB, com mais de 85% dos votos e reeleito em 2024 com mais de 75% dos votos válidos, já no 1º turno das eleições. Com especialização em Tecnologia da Informação e curso de liderança feita em Harvard, a gestão de Arthur tem sido referência para o País no desenvolvimento infantil. Boa Vista, conhecida como a Capital da 1a infância, segue inovando com ações baseadas na importância científica, social e econômica de investir-se nos primeiros anos para garantir um futuro mais justo e promissor a futuras gerações. Além de obras estruturantes, como drenagem, urbanização e iluminação em LED de toda a capital, as fortes e transformadoras marcas de seu trabalho são a abrangência do atendimento médico com 112,7% de cobertura do Saúde da Família; a educação inclusiva e tecnológica com robótica nas escolas municipais; o fortalecimento da agricultura familiar rural e indígena; e o impulsionamento da economia com a desburocratização de serviços, promovendo o empreendedorismo urbano e rural. Ocupa também o cargo de Vice Presidente da Comissão de Cidades Amazônicas na Frente Nacional de Prefeitos. Com mais de 100 mil seguidores nas redes sociais, Arthur foi reconhecido em 2023 como o prefeito de Capital mais bem avaliado do Brasil, com 91,7% de aprovação. Sua administração segue com foco na modernização da cidade, melhorias na mobilidade urbana e ampliação de serviços essenciais que garantam qualidade de vida para todos. Prêmios recebidos: SMART CITY EXPO 2025 - Boa Vista conquista 3o lugar entre as cidades mais sustentáveis do Norte Prêmio Liberdade para Trabalhar - Boa Vista é a Capital mais livre para empreender no Brasil Prêmio InovaCidade na Smart City Business Brazil Congress & Expo 2024 Prêmio Índice de Governança Municipal IGM CFA 2023 Prêmio Prefeito Empreendedor 2022 Gestão Fiscal de Excelência 2021
Cintia de Castro Garcia Martins
Coordenadora Geral da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação - SEADI
Engenheira Sanitarista e Ambiental, especialista em Perícia e Auditoria Ambiental e mestre em Recursos Naturais. Atua nas áreas de engenharia e docência em meio ambiente e saneamento. É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Eng. Sanitária e Ambiental (Seção ABES-RR) e Coordenadora do Zoneamento Ecológico-Econômico, na Secretaria da Agricultura, Desenvolvimento e Inovação do Governo do Estado de Roraima.
Daniela Zago
Conselheira-Substituta do TCE-RS
Pós-doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP/EACH). Doutora e Mestre em Direito pela PUC/RS. Conselheira-Substituta do TCERS e membro das Comissões de Sustentabilidade do IRB, da ATRICON, do TCE/RS e do IBDA. Diretora de Controle Externo da AUDICON. Professora e palestrante, autora e coordenadora de diversas obras nacionais e internacionais sobre Direito, Sustentabilidade e Inovação.
Edson Damas da Silveira
Vice-Reitor da UERR
Advogado, consultor jurídico e antropólogo. Promotor de Justiça e depois promovido por merecimento ao cargo de Procurador de Justiça. Foi Presidente da Associação dos Membros do Ministério Público do Estado de Roraima, Vice-presidente Regional da Confederação Nacional do Ministério Público (CONAMP), Corregedor Geral do Ministério Público de Roraima e Procurador Geral de Justiça por dois mandatos consecutivos.
Élida Graziane Pinto
Procuradora do MPC-SP
Possui graduação simultânea em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2001); Doutorado em Direito Administrativo pela UFMG (2006), com estudos pós-doutorais em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (2010); bem como Livre-Docência em Direito Financeiro pela Universidade de São Paulo (2022). Na qualidade de Visiting Scholar, realizou estágio pós-doutoral no Center for Brazil Studies, vinculado ao David L. Boren College of International Studies (CIS), da Universidade de Oklahoma entre agosto de 2023 e maio de 2024. Antes de integrar o Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo, foi servidora da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Estado de Minas Gerais e Professora Adjunta de Direito Administrativo e Financeiro da UFMG. Atualmente é Procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo, titular da 2ª Procuradoria de Contas e Professora de Finanças Públicas da FGV . Tem experiência na área de Direito e Finanças Públicas, onde desenvolve linha de pesquisa sobre o financiamento de direitos fundamentais e a dívida pública. É autora dos livros* "Financiamento de direitos fundamentais: políticas públicas vinculadas, estabilização monetária e conflito distributivo no orçamento da União do pós-Plano Real" e "Financiamento dos direitos à saúde e à educação: uma perspectiva constitucional".
Emerson Carlos Baú
Diretor Superintendente do Sebrae RR
Economista, Mestre em Ciências Econômicas pela UFRGS e especialista em Gestão Empresarial para Micro e Pequenos Empresários pela UFRR. Empresário, consultor e facilitador do Empretec, com experiência no fortalecimento de micro e pequenos negócios. Atuou como Secretário de Planejamento e de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação de Roraima. Desde 2023, lidera o SEBRAE Roraima, promovendo inovação, qualificação, competitividade e ampliação do alcance da instituição. Defensor do papel estratégico de Roraima na Amazônia Legal, enfatiza logística, integração regional e internacional, destacando o protagonismo das micro e pequenas empresas na economia local.
Fernando Luiz Jacó Júnior
Associação de Agricultores Familiares Indígena da Comunidade Jabuti
Gabriel Guy Léger
Procurador-Geral do MPC/PR
Procurador-Geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Diretor Executivo da Associação Nacional do Ministério Público de Contas – AMPCON, biênio 2025/2026. Possui MBA em Licitações e Contratos Administrativos à Luz da Lei nº 14.133/2021 - Teoria, Controle e Prática (Instituto de Ensino Pólis Civitas, 2024), fez cursos de especialização na École Nationale de la Magistrature e na École Nationale d'Administration, ambas em Paris, França; autor de diversos artigos jurídicos publicados em revistas especializadas de direito administrativo e previdenciário; é palestrante, abordando temas da administração, previdência pública, acessibilidade e inclusão.
James da Silva Serrador
Diretor-Presidente da CAER
Servidor Público Efetivo do Estado de Roraima – Analista de Comunicação Social Bacharel em Comunicação Social – Universidade Federal de Roraima (2000). Pós-Graduação em Assessoria Gerencial Executiva - UFRR/IEL (2003). Bacharel em Direito – Faculdade Estácio/Atual (2011). Pós-Graduação em Direito Institucional Administrativo Tributário Público - Centro Universitário Estácio da Amazônia (2016). Mestrando em Direito Profissional Tributário – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa - IDP (2024) Já atuou como Diretor de Jornalismo da Rádio Roraima, Assessor da Gerencial Regional da Eletronorte em Roraima, Diretor de Comunicação da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), Diretor de Projetos e Investimentos da Companhia de Desenvolvimento de Roraima – CODESAIMA, Diretor de Tecnologia e Gestão dos Sistemas de Águas da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima – CAER, Vice-Presidente da Região Norte da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento – AESBE (27/03/2019 a 30/07/2019 - 30/07/2021 a 17/07/2023) e Membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento – AESBE ( 2019 a 2021 - 30/07/2021 a 17/07/2023 - 17/08/2023 e 17/08/2025).
José Fernando Thomé Jucá
Professor Titular na Universidade Federal de Pernambuco
Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Pernambuco, Doutor pela Universidad Politécnica de Madrid. É professor Titular e Coordenador do Grupo de Resíduos Sólidos da UFPE. Coordena vários projetos financiados por agências de fomento Federal, Estadual e Municipal, nas áreas de Biogás, Bioenergia e Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos. Atualmente é consultor do BID para encerramento dos lixões no estado da Bahia, da UNIDO para o Lixão de Mirueira (PE) e coordena o programa Nordeste pelo BNB. Coordena o projeto de biometano com resíduos orgânicos da CEASA - PE, financiado pelo CNPq e pela CEASA. Atua também como pesquisador do Projeto Cidades Carbono Neutro, coordenado pelo CCD/IPT-SP/FAPESP. É comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico da Academia Brasileira de Ciências por suas contribuições científicas e técnicas para o desenvolvimento científico do Brasil.
Renata Andrade Santos
Presidente da Rede de Governança Climática de Sustentabilidade - RGCS
É ambientalista desde 2002, Formada em Ciências Jurídicas, Pós Graduada em Direito Ambiental, Pós Graduada em Docência do Nível Superior, Perita Judicial Ambiental, Auditora Internacional Ambiental, Assessora no Senado Federal responsável pela área de sustentabilidade e por conseguir 6 selos da A3P do Ministério de Meio Ambiente ao Senado, é também Coordenadora do Comitê de Desenvolvimento Sustentável da RGB e Presidente da RGCS – Rede de Governança Climática de Sustentabilidade.
Sylvia dos Anjos
Diretora Executiva de Exploração e Produção Ambiental Petrobras
Sylvia Maria Couto dos Anjos é Diretora de Exploração e Produção da Petrobras desde julho de 2024, com mais de 42 anos de experiência no setor de E&P. Ela possui doutorado em Geologia pela Universidade de Illinois e concluiu programas de educação executiva em instituições de prestígio. Sylvia ocupou diversos cargos gerenciais na Petrobras, contribuindo com pesquisas sobre desenvolvimento da produção, exploração e novas energias.
Vladimir Souza
Professor de Geologia da UFRR
Doutor em Geociências pelo UFRGS. Atualmente é professor titular, atuando como docente do curso de Geologia da UFRR e dos programas de pós graduação em Geografia e do Mestrado profissional da Agencia Nacional de Aguas-ANA. É líder do grupo de pesquisa Estudos Geológicos de Roraima. Na área de pesquisa tem desenvolvidos projetos relacionados a possível ocorrência de petróleo e gás na Bacia do Tacutu e de Hidrogênio Branco em Roraima. Coordena o projeto Cartas Estratigráficas da Bacia do Tacutu com patrocínio da PETROBRAS.
Wagner Severo
Presidente da FEMARH
Engenheiro Agrônomo, Advogado e Professor, com Especialização em Meio Ambiente e Políticas Públicas. E Analista / Fiscal Ambiental efetivo da Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – FEMARH, desde 2006, antes exerceu a função Analista Técnico do SEBRAE, foi Diretor de Monitoramento e Controle Ambiental, onde pode colaborar com a elaboração do Plano de Prevenção de Combate ao Desmatamento e Queimadas de Roraima – PPCDQ/RR, atuou como Chefe da Divisão de Licenciamento Ambiental, Assessor Especial da Presidência da FEMARH e exercia função até início de 2024 de Diretor de Licenciamento e Gestão Ambiental.